Zero Hora: Capital elege representantes

ESCOLHA DE CONSELHO

Capital elege representantes

Eleitos têm a missão de cuidar dos interesses da população em debate sobre novos empreendimentosAté outubro, os porto-alegrenses deverão eleger seus novos representantes no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental, espaço onde se tem a chance de participar do planejamento da Capital.

Com a perspectiva de novos empreendimentos até a Copa do Mundo de 2014, a expectativa é de uma participação recorde na votação, que é facultativa.

Serão escolhidos oito conselheiros, suplentes e delegados. Eles representam as oito Regiões de Gestão do Planejamento (RGPs) em que a Capital é dividida. Todo tipo de empreendimento, de uma creche até um novo shopping, passa pela apreciação do conselho. Cabe aos conselheiros cuidar para que os interesses dos moradores não sejam prejudicados.

– Os conselheiros conquistam contrapartidas para a região onde haverá um empreendimento, por exemplo. Ou, se os interesses da população são comprometidos, podem votar um parecer negativo ao projeto – diz o titular da Secretaria Municipal do Planejamento, Márcio Bins Ely.

Entre os dias 14 e 25 de setembro, ocorre o credenciamento dos interessados em participar como candidato ou eleitor nas RGPs. Para participar, é preciso ter idade mínima de 18 anos, comprovar que mora na região que deseja representar e apresentar declaração de que não exercem cargo em comissão na prefeitura, cargo eletivo municipal ou de representação em outro conselho. A segunda fase, quando haverá a eleição, será entre 13 e 26 de outubro.

Informações: telefones 156 e (51) 3289-8600, pelo e-mail spm@spm.prefpoa.com.br e no site www.portoalegre.rs.gov.br/spm